Sumário | Rastreador de Bugs | Docs | Download >>This page in English

 

statist, desenvolvido por Dirk Melcher

Statist é um programa de estatística pequeno e portável escrito em C. Ele funciona em um terminal, mas pode utilizar o Gnuplot para produzir gráficos. Seu uso é simples e pode-se usar scripts para executá-lo. Bases de dados grandes são analisadas razoavelmente bem em máquinas pouco potentes. Além disso, ele está completamente traduzido para o português (brasileiro).

Apesar de não sobrecarregar o computador, o statist pode fazer vários tipos de testes estatísticos e regressões, apresentando os resultados de modo bastante completo.

Verifique algumas imagens, o menu completo, e o manual do usuário. Há também uma versão em html do statist em funcionamento que, embora esteja em inglês, permite aos usuários de língua portuguesa terem uma idéia de como o programa funciona.

Lista de mensagens (em inglês): Arquivo | Informação/inscrição

 

Licença

Statist é um Software Livre sob a licença GNU GPL e não é acompanhado de absolutamente nenhuma garantia!

 

Dependências

Você conseguirá compilar o programa em qualquer sistema com um compilador C padrão (ANSI). Mas se você quiser produzir gráficos, precisará do gnuplot instalado.

Se você tiver problemas com as letras acentuadas nos gráficos do gnuplot produzidos através do statist em um ambiente com mapa de caracteres configurado para UTF-8, por favor, veja essas dicas (em inglês) sobre statist, gnuplot e UTF-8.

 

Código fonte

A última versão do statist (1.4.1) foi lançada no dia 02 de dezembro de 2006 e pode ser encontrada em sua página de download. Novas versões do statist são anunciadas em sua Lista de mensagens, mas, se você preferir, pode se inscrever no freshmeat para receber um email quando for lançada a próxima versão do statist.

Versões antigas

Versões anteriores à 1.3.1 estão disponíveis na antiga homepage do statist.

Varias versões usando CVS

Você pode olhar e baixar o código fonte do statist atualmente em desenvolvimento usando o sistema [ ViewCVS ]. Pode também usar o programa cvs para baixar qualquer lançamento anterior do statist ou para obter o código fonte de uma data qualquer. Mas se você quer apenas o código fonte sendo desenvolvido neste momento, então, copie e cole em um terminal:

    cvs -z3 -d:pserver:anonymous@cvs.intevation.de:/home/statist/jail/statistrepository co statist

 

Links

História

Dirk Melcher iniciou o desenvolvimento do statist para pequenas tarefas para não ter que usar programas de estatística gigantes. (Veja a página de Dirk (em alemão) sobre o statist). Bernhard Reiter continuou a manutenção do statist a partir de 1997, desempenhando esta tarefa até agosto de 2005. Desde então, o novo responsável pela atualização do statist tem sido Jakson Aquino.

 


Powered By GForge Collaborative Development Environment
última atualização: Dez. 2006